• texto-a-ser-exibido
  • texto-a-ser-exibido
  • texto-a-ser-exibido

Aperte a vuvuzela

CAMPOS ESTÁ EM ALERTA

O volume de água da chuva que cai em todo o estado do Rio de Janeiro e principalmente na capital tem destino certo: a Baía de Guanabara e o Rio Paraíba do Sul, que nasce em São Paulo, passa por três estados, vários municípios e desemboca na praia de Atafona, em São João da Barra. As águas da chuva inundaram casas, transbordaram rios e córregos, deixaram centenas de pessoas desalojadas e quase 100 mortos, em todo o estado.


Apesar do aviso de tranqüilidade feito pelo secretário municipal de Defesa Civil, Marco Soares, nesta terça-feira (06/04), em Campos, a água deve levar cerca de dois dias para chegar ao município, dependendo da correnteza. Segundo Soares, o nível do Paraíba, no município está normal. Mas, a previsão de chuva forte no final da tarde no município, no entanto, deixa o órgão em alerta.





Marco Soares explica que apenas alguns casos isolados de alagamento em Campos foram registrados. Ele diz que o fato foi ocasionado pelo acúmulo de lixo em bueiros e, também, pela falta de manutenção em algumas galerias pluviais. “Estarei fazendo contato com a concessionária Vital Engenharia Ambiental S/A, responsável pelo serviço, para que seja feita a manutenção dessas galerias e não ocorram mais os alagamentos”, informou Soares.



O secretário acrescentou que as chuvas que caem na região do Vale do Paraíba, onde está localizada a bacia hidrográfica da qual faz parte o rio que corta o município, podem alterar o nível do Paraíba. “Essas águas que atingiram a cidade do Rio, por exemplo, vão para a Baía de Guanabara, mas não para o rio Paraíba ou seus afluentes. O mesmo ocorre com as chuvas que atingem aquela região da Marginal Tietê, em São Paulo”, detalhou.



O Rio Paraíba do Sul nasce na confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna, no município de Paraibuna, estado de São Paulo, percorre um pequeno trecho do sudeste de Minas Gerais, fazendo a divisa natural deste com o estado do Rio de Janeiro, atravessa grande parte desse último e tem sua foz no Oceano Atlântico, em São João da Barra. Seu percurso total é de 1.120 quilômetros. 


Fonte:Ururau e Secom Campos

0 comentários:

Postar um comentário