• texto-a-ser-exibido
  • texto-a-ser-exibido
  • texto-a-ser-exibido

Aperte a vuvuzela

Aeroporto de Campos recebe manutenção da prefeitura

aeroportodecampos.blogspot.com
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca atendeu a solicitação da superintendente do Aeroporto Bartolomeu Lysandro, Sônia Cristina Barbosa Paiva, e encaminhou um trator para a realização de serviços de roçada e retirada de mato alto do sítio  aeroportuário. O trabalho teve início na manhã de hoje (quarta-feira, 14) e prossegue até terminar toda área considerada importante para a manutenção da segurança do aeroporto.

Segundo Sônia, o aeroporto possui uma área de 957.347,97 metros quadrados e a Infraero possui contrato de manutenção de áreas verdes que contempla 206.195 metros quadrados, atendendo as áreas de proteção de pista e áreas públicas. “As demais são tratadas com apoio com o município, que tem trabalhado de forma parceira”, disse.



Sonia esclareceu que desde dezembro de 2009, assim que assumiu a superintência do aerorporto, vem verificando a participação intensa de secretarias trabalhando no Bartolomeu Lysandro. “Essa integração, prefeitura e aeroporto, é porque acreditamos no desenvolvimento da aviação. Tanto que o meu pedido a Secretaria de Agricultura e Pesca foi atendido em menos de 24 horas”, comentou.


História
Em 19 de outubro de 1952 foi inaugurado o Aeroporto de Campos, idealizado pelo deputado federal Bartolomeu Lisandro de Albernaz.


Antes desta data, o pouso de aeronaves era efetuado em terrenos pertencentes a Usina Barcelos, na Fazenda Palacete, distante da cidade e com péssimo acesso.


Para evitar tais transtornos, surgiu a idéia da construção do aeroclube e futuro aeroporto na Fazenda Bonsucesso, de propriedade do usineiro progressista Bartholomeu Lisandro de Albernaz, de quem a prefeitura adquiriu a área.


Em 19 de outubro de 1952, às 11:15 horas, aterrisava no Bartolomeu Lisandro uma aeronave de grande porte trazendo autoridades, sendo recebida pelo prefeito José Alves de Azevedo.


Em 10 de outubro de 1980 o Ministro da Aeronaútica concede a ARSA (Aeroportos do Rio de Janeiro S/A)  a função de administrar e operar o Aeroporto Bartolomeu Lisandro.  Em 1987 a Infraero assume a administração por determinação do Ministério da Aeronaútica.




O  Aeroporto Bartolomeu Lysandro é localizado próximo da Rodovia BR 101 Km 05 -em Guarus, trecho Campos/Vitória.

0 comentários:

Postar um comentário