Destaque Internacional
O ato público realizado no Centro do Rio de Janeiro na tarde de quarta-feira (17), que reuniu milhares de pessoas em defesa dos royalties para municípios e estados produtores, ganhou destaque na mídia nacional e internacional. Além da cobertura de toda mídia nacional, o jornal New York Times publicou uma reportagem com “Rio de Janeiro is in fight over Brazil's Oil Riches” que, em português, significa “Rio de Janeiro está na luta pelas riquezas de petróleo do Brasil fazendo referência, também, ao município de Campos.
O movimento realizado no Rio começou em Campos, através da Prefeita Rosinha Garotinho, presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) que, no dia 23 de fevereiro, convocou toda sociedade civil para lutar em defesa dos royalties. A edição desta quinta-feira (18) do The New York Times fala a repeito da discussão sobre a emenda que redistribui os royalties do pré-sal entre os Estados e sobre os protestos que ocorreram na capital. “A batalha pelas riquezas recém-descobertas está esquentando”, diz o jornal, que descreve a Emenda Ibsen como um “choque para o Rio” e cita, também, o município de Campos, como a maior cidade produtora do país.
No jornal O Dia, o interior mostrou a força ao defender investimentos, com a presença de caravanas de dezenas de municípios. De Campos, além de manifestantes usando a camisa do movimento, muitas faixas ganharam espaço na mídia nacional. Cerca de 150 ônibus saíram de Campos na quarta-feira (17) com destino ao Rio para participar do protesto. Em Campos, uma grande mobilização também foi feita no dia quatro, lotando a Praça São Salvador.
Os jornais O Globo, Estado de São Paulo, Extra, Jornal do Brail, Jornal do Commercio e A Gazeta, do Espŕito Santo, também, deram destaque à mobilização que parou o Centro do Rio. A Prefeita Rosinha Garotinho não concordou com a decisão do governador Sérgio Cabral de não permitir o discurso de autoridades. Na opinião da prefeita, a população tinha que ouvir o clamor das autoridades.
Fonte SECOM - Campos

0 comentários:
Postar um comentário